segunda-feira, 30 de março de 2015

Esperando o coelhinho

Na semana que antecede a Páscoa, todas as atenções estão voltadas para os preparativos e espera do coelhinho. Decoração, cestinhas e docinhos, tudo quase!!!!


Com a aproximação da Páscoa, os alunos da turma 41 já estão mobilizados para a confecção dos ninhos de Páscoa.
    Alguns detalhes finais e estarão prontos para receber o coelhinho.

Democracia em pauta



 Os estudantes dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental da Escola Caetano Gonçalves da Silva, no dia 27 de março, aprenderam na prática o que é democracia.
    Através de um projeto desenvolvido pelo SOE em parceria com os professores das turmas, os alunos refletiram sobre a importância da liderança. 
    Aconteceu a eleição de líderes das turmas 41, 42, 51 e 52. Os alunos prepararam suas chapas e fizeram suas campanhas durante a semana, apresentando os planos de gestão para os demais estudantes. Sexta-feira, dia 27, foi o dia de votar.

    Parabéns  aos estudantes. Foi um verdadeiro exercício de cidadania.

O mesmo projeto também foi desenvolvido pelo turno da manhã, onde os alunos organizaram suas chapas, sua proposta, sua campanha. A eleição do turno da manhã ocorreu na quarta-feira, dia 25 de março.

sexta-feira, 27 de março de 2015

Turma 52 em "Destaque"

Matéria publicada no Jornal Destaque 
desta sexta-feira, 27 de março de 2015:

Alunos da Escola Caetano voltam ao passado 
Além da visita do Museu Histórico Destaque, o grupo teve a oportunidade de conher o funciomento do periódico

Um grupo de alunos do 5º ano da Escola Estadual Caetano Gonçalves da Silva estiveram visitando o acervo do Museu Histórico Destaque. O passeio aconteceu na tarde do dia 20 de março, com a participação da vice-diretora do turno da tarde, Claudia de Almeida Pereira e da professora Mayara da Silveira dos Santos. Além disso, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer também o funcionamento de um jornal, desde sua concepção até a finalização. Segundo Claudia, os alunos estão desenvolvendo um projeto que trata da confeccionar um jornal e nada mais propício em conhecer mais sobre o trabalho que é feito no periódico da cidade. “A proposta é incentivar que desde cedo, as crianças tenham acesso a leitura, não somente de livros, mas de jornais e revistas; bem como saber como eles são feitos”, disse a educadora. Ela comentou que além de visitar a redação e a gráfica onde é impresso o JD, o grupo pode conhecer as peças e fotos expostas no Museu Histórico Destaque. “É um local mágico, onde podemos voltar no tempo e verificar as mudanças que ocorreram na cidade ao longo dos 60 anos. Recomendo que os esteienses venham conhecer mais sobre a própria história”, ressaltou Claudia. Para Mayara, a visita superou a expectativa, tanto em relação a estrutura do periódico quanto ao espaço cultural. “Foi um passeio gratificante, que pudemos conhecer um pouco mais da história e também da realização de um jornal. Com certeza, o resultado do trabalho será mais que especial”.

Peças - Aluna do 5º ano Yasmim Modry, 10 anos comentou que a visita ao Museu e a redação do jornal foi bacana, pois aprendeu mais sobre a história da cidade. “O que mais gostei foram às câmeras fotográficas, pois me atrai as artes, onde no futuro pretendo cursar a faculdade de Música”. Visitando pela primeira vez um museu, Rafael Galle Frank, 10 anos, enfatizou que teve vários momentos na visita que lhe chamou a atenção. “Além dos objetos antigos, também fiquei curioso em relação de como é feito a impressão de um jornal”. Interessados em conhecer o Museu Histórico Destaque pode entrar em contato pelo telefone 3473-1712. 

Em: http://jornaldestaquers.blogspot.com.br/ 

A turma pode acompanhar todo o processo de impressão do jornal:







Mas a visita ao acervo do Museu deixou todos encantados:










Parabéns pela postura da turma e pela iniciativa da professora Mayara!!! 


quarta-feira, 25 de março de 2015

Atleta Nota 10!!!

A Escolinha de Futebol Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, mantém a alguns anos o programa "Atleta Nota 10".
 O programa faz um acompanhamento permanente do desempenho escolar de cada atleta, com o objetivo de criar motivação e incentivo aos estudos, através da conscientização maior com relação a disciplina e ao senso de responsabilidade.
Pelo terceiro ano consecutivo, nosso aluno Érik da Silva de Oliveira, da turma 71, do turno da manhã, recebe o troféu. 
Troféu "ALUNO NOTA 10"
A solenidade de premiação ocorreu no dia 24 de março.
Érik recebendo o troféu

 Érik  e Professora Roseli - representando a Escola 

Érik com seus pais durante a solenidade

Momento da Entrega

Parabéns Érik e familiares por mais essa conquista!!!!

sexta-feira, 20 de março de 2015

E no Laboratório de Ciências os trabalhos já começaram!!!

Na última terça-feira, dia 16 de março, a Turma 81 realizou no a prática de Extração de DNA de moranguinho. 

As turmas 91 e 92 realizaram uma experiência sobre algumas propriedades da matéria (massa, volume, densidade, compressibilidade e elasticidade, etc.).

As atividades foram desenvolvidas sob a coordenação da Professora Anelise, confira algumas imagens:











sexta-feira, 6 de março de 2015

REUNIÃO COM A COMUNIDADE ESCOLAR

Atenção Comunidade da Escola Caetano!!!

A direção da Escola convida para uma importante reunião que acontecerá:
Dia 07/03 - sábado
Horário: 8 h
Local: auditório da Escola

Pauta:
- Apresentação dos professores e Equipe Diretiva;
- Funcionamento dos turnos;
- Normas de convivência;
- Apreciação do Calendário Escolar 2015;
- Avaliação.

Sua presença é indispensável!!!