sábado, 23 de maio de 2015

9ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE ESTEIO /2015



         Os alunos da Escola Caetano Gonçalves da Silva Erik da Silva de Oliveira da turma 71,  Paulo Guilherme Lauermann da turma 82, Cristiano Junior Larrea da turma 91 e a Orientadora  Educacional Roseli Castro, participaram da Conferência, no dia 21 de maio de 2015, 5ª feira no Salão da Igreja Bom Pastor em Esteio.


          Participaram da discussão do Eixo 2 e 4, com os temas Proteção e defesa dos direitos e Controle social da efetivação dos direitos, divididos em grupos da Plenária Final. Os  alunos participarão da Conferência  Estadual para a elaboração , finalização e apresentação do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, fortalecendo os Conselhos de Direitos da Criança e Adolescente. Participamos também da Pré Conferência realizada na Praça  da Juventude em  Esteio no dia 28/04/15, 3ª feira, no horário das 8h às 12h.

Turmas 31 e 32 realizam passeio ao Zoológico

As turmas 31 e 32 vem desenvolvendo o Projeto "Os animais", foram várias ações em sala de aula e também em casa e para complementar o projeto, nesta sexta-feira, dia 22 de maio, foi realizado o passeio ao Zoológico.







Além da visita aos animais, os estudantes tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra sobre meio ambiente.







domingo, 10 de maio de 2015

Sábado é dia de teatro!!!

O sol lindo da manhã deste sábado, dia 09 de maio, deixou o passeio dos anos iniciais ainda melhor!!!
Os alunos participaram da abertura da feira do livro de Esteio e ainda assistiram ao espetáculo teatral "Sepé Tiaraju: o guerreiro da lua crescente".

Grupo Gede na recepção da feira

Momento da abertura oficial da feira

Público atento ao palco

Preparativos 

E finalmente os atores aparecem




Foi uma ótima manhã, nossos alunos mais uma vez estão de parabéns por sua postura durante o passeio!!!
                         O Grupo Teatral Luz e Cena fez um grande espetáculo!!!

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Concha de retalhos

     É impossível fechar os olhos e fingir que não há discriminação contra negros, indígenas, migrantes, portadores de deficiência, mulheres, etc... Ao mesmo tempo em que a sociedade reafirma a inclusão, vemos tanta intolerância contra tantas diferenças.
         Com o objetivo de estimular o respeito à diversidade, formar cidadãos preocupados com a coletividade, evitar a discriminação seja qual for, a turma 101, dentro da disciplina de Sociologia, sob a coordenação da professora Fabiane Meireles, confeccionou uma colcha de retalhos.


Momentos da produção em sala de aula

A criatividade




E o trabalho pronto



     Parabéns pelo trabalho da turma e pela iniciativa da professora!!!

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Arte Contemporânea e efêmera

Efêmera é o mesmo que efêmero, um termo grego que significa “apenas por um dia”. Refere-se a algo passageirotransitório, de curta duraçãoTodas as coisas que são efêmeras têm a característica de não durarem muito, de acabarem passado pouco tempo.  Arte efêmera é todo tipo de arte que não é permanente, ou seja, não perdura através dos tempos. São exemplos dessa arte os grafites, as esculturas em areia ou gelo, os coloridos tapetes de flores construídos nas ruas em celebrações religiosas, as instalações construídas para exibições momentâneas etc.                                    
http://www.significados.com.br/efemera/

                    A partir da visita ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado, o Santander Cultural, os alunos da turma 201, voltaram para a sala de aula com o objetivo de discutir a questão da Arte Contemporânea  e Efêmera no Estado.
                     Partindo desta discussão, a turma aceitou o desafio de criar...

                            Na última terça-feira, dia 05 de maio, a turma esteve expondo suas criações.

O sonho de toda a criança
          Através de uma composição comestível, Jéssica, Carolaine e Iago, buscaram mostrar o sonho doce de toda a criança. Desde a parede das casas, passando pelo lago e chão, tudo foi uma composição de doces e cores.


              Já os alunos Gabriel S. e Christian Santos com a obra "Em nossas Mãos"

buscaram representar a grande verdade sobre o aquecimento global que nos afeta todo o dia, os verdadeiros responsáveis por esse fator que destrói cada dia mais nosso planeta,. Infelizmente o aquecimento global já não tem volta mais, cada um de nós pode ajudar para que esse processo diminua de velocidade, criando atitudes básicas, porém, não adianta uma pessoa ajudar e outras não, e é por isso que estamos acabando cada vez mais com nosso planeta. Só mudaria se todos tivessem atitudes nobres.

Em nossas mãos

Fragmento: Nas grandes cidades o outono passa quase despercebido, ás vezes as pessoas ficam tão distraídas com as confusões das grandes metrópoles que parecem nem se importar para a natureza que esta a sua volta e muda constantemente.

"Nesta obra pensamos em retratar o outono nas metrópoles, e tentar fazer com que as pessoas aproveitarem  não só o outono e sim todas as estações".


Assuntos polêmicos também foram abordados: "O preconceito de cada um", foi tema das alunas Nathalia, Laura e Catarina, que buscaram em sua obra questionar e mostrar que por dentro todos somos iguais.



Por dentro todos somos iguais


Os alunos Kauã, Osvaldo e Yuri trouxeram para suas obras o mundo das aparências e a valorização da beleza, questionando o visitante sobre suas escolhas e o que ele considera impostante
As aparências enganam

A aluna Nathalia também trouxe sua contribuição, mostrando aos colegas várias obras de arte que pesquisou.
Obras de arte
Em sua análise, procuraram comparar o vulcão com suas mudanças através dos tempo e as transformações que nós, seres humanos, passamos durante a vida.
"Os vulcões somos nós"
Michael e Vagner trouxeram novamente a comida para a mesa e, sua obra, o "labirinto de bolo":
Bolo labirinto



Parabéns aos alunos e Professora pela iniciativa e criatividade!


ESTA PÁGINA ESTÁ SENDO ATUALIZADA