domingo, 28 de junho de 2015

Semana de movimentação na Escola

EJA apresentando seus projetos do semestre

Nesta quarta-feira, dia 24 de junho, teve início o período de feira da EJA, momento em que as totalidades apresentam suas pesquisas, trabalho que faz parte da avaliação de todas as áreas do conhecimento.
No primeiro dia as apresentações ficaram por conta das Totalidades 9, que mostraram estudos sobre os indígenas no Brasil, passado e presente, uma linha do tempo de Esteio, trabalho sobre música, taxidermia e ainda sobre intercâmbio, orientando os interessados em ter uma experiência fora do país.

Maquete de tribo Pataxós

Manutenção 

Maquete
Trabalho sobre música
Intercâmbio
Taxidermia
Linha do tempo de Esteio
Linha do tempo de Esteio

Mostra e degustação de frutas e verduras

Cenário montado no auditório para apresentações da T9 A

Maquete de aldeia indígena

Turma da EJA da Escola Oswaldo Aranha prestigiando nosso evento
Avaliadores concentrados nas apresentações

Quinta-feira, as Totalidades 8 apresentaram o resultado de suas pesquisas, com a Coordenação da Área de Ciências da Natureza, as 3 turmas pesquisaram sobre os mais variados assuntos, como doenças, alimentos e poluição.

Trabalho sobre leite

Meningite

Dengue



Tuberculose
Frutas cítricas
Poluição dos rios
Reaproveitamento de água

Vegetais


Para encerrar, a sexta-feira, foi o momento dos estreiantes das Totalidades 7 A, 7 B e 7C.  Apesar do nervosismo de muitos, as apresentações superaram as expectativas dos coordenadores da área das Linguagens.

As totalidades pesquisaram sobre a origem da Língua Portuguesa, sobre arte e linguagem e ainda sobre países que falam a Língua Espanhola, e até arriscaram trechos da apresentação em espanhol.
















Parabéns aos alunos, que mais uma vez deram show nas apresentações, na criatividade e na dedicação em seus trabalhos, superando os obsertáculos e medos.
Parabéns aos professores orientadores, que dedicaram seu tempo dentro e fora da escola para auxiliar os alunos em mais está etapa.
E um agradecimento especial aos avaliadores, que estiveram presentes, atentos e dedicados, avaliando com toda a atenção todos os trabalhos durante as três noites de projeto.

sábado, 27 de junho de 2015

Semana de prevenção à violência nas escolas

                     
         Entre os dias 22 e 26 de junho de 2015, a Escola Caetano Gonçalves da Silva esteve realizando diversas atividades, com o objetivo de trazes ao debate a preocupação com a violência nas escolas, trabalhando com os alunos a importância de viver em harmonia no espaço de estudo e de respeitarmos as diferenças.
         As atividades envolveram alunos do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental da Escola e foram desenvolvidas pelas professoras regentes das turmas e conjunto, onde cada uma buscou de maneira criativa abordar o tema e criar com os próprios alunos estratégias de chamar a atenção para tais questões. Neste sentido, foram realizadas as seguintes atividades:
         - A turma 52, puxou a frente do debate, assistindo a vídeo, debatendo e analisando imagens e dramatizando situações de violência física, moral, psicológica, patrimonial entre outras. Com as dramatizações, criaram vídeos. Além disso, organizaram uma feira de trabalhos mostrando os tipos de “bullying”.  Foi realizada uma mostra dos vídeos da turma e em paralelo uma visitação aos trabalhos com as explicações de seus elaboradores.
         - As turmas 41 e 42, assistiram a vídeo, debateram o tema e criaram painel com as conclusões obtidas.









         - As turmas 21, 22 e 11, trabalharam valores e respeito entre os colegas, através de atividades lúdicas com a professora.
         - As turmas 31 e 32, assistiram ao vídeo produzido pelo 5º ano e realizaram debate sobre o tema.
          Enfim, todas as turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental estiveram envolvidas de uma maneira ou de outra nas atividades do projeto.



sexta-feira, 19 de junho de 2015

Estudando os Sete Povos

A turma 52 esteve estudando a História do Rio Grande do Sul, e nela, conhecendo a História dos Sete Povos das Missões. Para concluir seus estudos, estiveram trabalhando na confecção de maquetes, as quais apresetaram aos colegas do turno!!!
Apresentando para a Professora Fabiane Meireles - Professora de Geografia
e aos pequenos alunos do Primeiro ano







Em breve as fotos da turma 51, que também realizou mostra de trabalhos!